José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > 6. Ambiente concorrencial > Aumentos de preços dos transportes
 

Aumentos de preços dos transportes

Na sequência do aumento dos preços dos combustíveis, a ANTRAM anunciou aumentos de preços dos transportes. Este tópico aparece em vários capítulos. Comente / discuta esta notícia à luz da matéria tratada neste capítulo.
Através de uma circular distribuída no final do ano 2000, a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) aconselhou os seus 4500 sócios a aumentarem os preços dos transportes nacionais de mercadorias aumentam 9 por cento e os internacionais 10 por cento a partir de Janeiro de 2001.

De acordo com a ANTRAM, estes aumentos destinar-se-iam a compensar os transportadores do ``acréscimo de 18 por cento que os preços dos combustíveis tiveram entre Março de 2000 e Janeiro de 2001, aliado à taxa de inflação de três por cento em 200 e da previsão de quatro por cento para 2001. O ajuste mínimo nunca poderá ser inferior a nove por cento, dado que os combustíveis representam actualmente cerca de um terço dos custos de produção''. O aumento de preços mais elevado para os transportes internacionais jsutificar-se-ia dado que os preços dos combustíveis fora de Portugal teria sido superior ao verificado em Portugal. ``É o momento de revermos os nossos preços e de não permitirmos que a concorrência desleal e insensata se mantenha'', conclui a ANTRAM.

Ao contrário do que acontece no transporte de mercadorias, onde os preços são livremente estabelecidos pelas empresas, os preços dos transportes de passageiros são regulados pelo Estado. No seguimento destes aumentos de preços dos combustíveis, o Governo preparava-se para decretar aumentos para os transportes de passageiros e para as tarifas de táxis, com efeitos a partir de Fevereiro de 2001.

As associações representativas deste sector (ANTROP e ANTRAL), contudo, contestaram estes aumentos, por temerem uma redução da sua clientela. Em seu lugar, preferiam a suspensão dos 5% de IVA pago por estas empresas, e a criação do ``gasóleo profissional'', cujo preço deveria ser fixado abaixo dos valores normalmente praticados para o gasóleo.

fonte: Público, 27/12/2000

Antram recomenda subida de nove por cento para mercadorias
Uma notícia do Público
Antram preconiza aumentos de 9 por cento ...
O press release que deu origem à notícia - Veja Antram Notícias (Historial) e depois Antram preconiza aumentos de 9 por cento ...
Aumento do Preço dos Transportes
Aumento do Preço dos Transportes 19 Janeiro 2000 Veja os "Press Releases" da ANTROP de Janeiro de 2000.

HTML check