José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > 8. Incentivos > Incentivos na PT - Opções de compra de acções na PT
 

Incentivos na PT - Opções de compra de acções na PT

De acordo com notícias surgidas na imprensa, no final do ano 2000 a PT preparava-se para generalizar um sistema de incentivos que fazia com que as remunerações passassem a ter uma parte fixa e uma outra variável.
De acordo com notícias surgidas na imprensa, no final do ano 2000 a PT preparava-se para generalizar um sistema de incentivos que fazia com que as remunerações passassem a ter uma parte fixa e uma outra variável. O objectivo da empresa era alegadamente generalizar este sistema a todos os empregados, mas nem a proporção da remuneração variável nem as formas concretas de aplicação seriam idênticas para todos os abrangidos. Para os quadros de topo a remuneração total será constituída por 30% de salário fixo e 70% de parte variável. Para os restantes elementos, a parte fixa irá tendo um peso progressivamente maior e a variável um peso progressivamente menor, à medida que se desce na hierarquia da empresa.

Um dos componentes desta parte variável será feita em acções, que serão distribuídas em função do grau de cumprimento que cada indivíduo apresentar face a objectivos pré-fixados. Com este sistema, cada indivíduo ganha mais se tiver um bom desempenho individual (recebe mais acções se cumprir melhor os objectivos), mas também se a empresa tiver tido um melhor desempenho colectivo (cada acção vale mais). Para além desta remuneração em acções, outra componente do sistema é a existência de opções de compra de acções a preços pré-estabelecidos.

fonte: Expresso, 30/9/00

PT distribui 6 milhões de «stock-options» a funcionários

HTML check