José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > 9. Mercado e organizações > Silampos adquire distribuidor em Inlgaterra
 

Silampos adquire distribuidor em Inlgaterra

A Silampos vendia as suas panelas através de um único distribuidor. Este começou a comprar panelas a preços mais baixos a outros fornecedores e aqui começaram os problemas da relação.
A Silampos, líder do mercado nacional de trens de cozinha, tem cerca de metade das suas vendas no estrangeiro. Só em Inglaterra tem cerca de 30% do volume de negócios, que eram feitos através de um único distribuidor (Harwood), que comercializava os produtos Silampos com uma marca própria.

Os problemas da Silampos começaram quando a Harwood se começou a aprovisionar no Oriente com produto mais barato, tendo as vendas da Silampos em Inglaterra caído 40% em apenas três anos. A Silampos estava numa posição difícil. Dada a redução das vendas verificada, parecia claro que, com os preços que a Silampos praticava, a Harwood não lhe queria dedicar o mesmo esforço de vendas que dedicara anteriomente. A pressão para que a Silampos baixasse os preços era pois clara, com os efeitos indesejáveis sobre as margens. Mudar de distribuidor também não era solução, em particular dado que o material da Silampos era comercializado em Inglaterra com uma marca da Harwood.

Face a esta situação, a resposta da Silampos acabou por ser a compra da Harwood.

fonte: Expresso, 8/12/2000

Silampos compra fábrica no Reino Unido

HTML check