José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > 10. Discriminação de preços > Programas de computador: versões para estudante
 

Programas de computador: versões para estudante

Muitos dos programas de cálculo científico são vendidos em versões base e também em versões reduzidas, ditas ``de estudante''
Muito dos programas de cálculo científico são vendidos em versões base e também em versões reduzidas, ditas ``de estudante''. As versões ``de estudante'' são vendidas por um preço inferior ao preço base, mas têm limites mais estritos no que toca à dimensão do problema a tratar. Normalmente, estas limitações são impostas adicionando ou alterando algumas linhas no código da programação da versão padrão. Levar a cabo estas alterações tem normalmente um custo ou, pelo menos, não permite conseguir economias de custos.

Os preços mais baixos das versões ``de estudante'' justificam-se pois apenas pelo facto de a opção por esta versão sinalizar que o comprador não quer realizar tarefas de nível profissional. Os profissionais são normalmente pagos pelas tarefas desempenhadas. Por isso, terão um incentivo mais forte para adquirir as versões que lhes permitam realizar estas tarefas e serão menos sensíveis ao preço do que os estudantes, para quem a utilização destes programas se destina apenas a adquirir uma qualificação.

As empresas vendedoras de software não se importariam de não alterar o software e de vender o mesmo produto a preço distintos a profissionais e a estudantes, se não corressem o risco de todos os compradores dizerem ser estudantes. Para poderem separar os estudantes dos profissionais criam limitações que não são relevantes para os estudantes, mas que impedem a realização normal de tarefas de nível profissional.


HTML check