José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > 11. Preços não lineares > Equipas de futebol americanas vendem direito a comprar bilhetes para a época
 

Equipas de futebol americanas vendem direito a comprar bilhetes para a época

Preços não lineares no desporto profissional americano.
Uma nova forma de vender os bilhetes de temporada aos apoiantes das equipas profissionais de futebol americano está a gerar alguma polémica nos Estados Unidos. Diversas equipas estão a fazer depender a compra de bilhetes de temporada da aquisição prévia do direito de fazer esta compra. Os detalhes da forma como cada equipa organiza a operação varia bastante. O direito, cujo preço pode variar entre $250 e $25,000, é por vezes temporário e por vezes perpétuo. Uma vezes a compra deste direito confere a possibilidade de compra do conjunto dos bilhetes da temporada, outras permite a compra de bilhetes avulso, mas requer também um pagamento de uma quota anual. Em regra, este direito é transaccionável mas, para que se mantenha válido, exige a compra dos bilhetes todos os anos. Se num ano o detentor do direito decidir não comprar os bilhetes perde o direito a voltar a comprá-los nos anos seguintes.

Este aspecto gerou alguma contestação, porque alguns proprietários que decidem deixar de comprar bilhetes para os jogos da equipa têm tido dificuldade em vender o direito e sentem-se enganados. Ou vendem o direito com grande prejuízo, ou têm que continuar a comprar bilhetes para jogos que não querem assistir. O sistema, porém, deve ser bastante rentável para as equipas, uma vez que as previsões indicam que a sua adopção não só se alargará dentro do futebol como se estenderá a equipas de baseball e de hóquei.

fonte: The Wall Street Journal, 07/20/1998


HTML check