José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > 11. Preços não lineares > Preços num parque de diversões
 

Preços num parque de diversões

A administração de um parque de diversões descobriu que, embora exista uma notável homogeneidade nos padrões de compra dos clientes que frequentam o parque durante a tarde, e os clientes da noite também sejam razoavelmente homogéneos, os dois grupos são diferentes entre si. É-lhe pedido que recomende uma estratégia de preços
A administração de um parque de diversões descobriu que, embora exista uma notável homogeneidade nos padrões de compra dos clientes que frequentam o parque durante a tarde, e os clientes da noite também sejam razoavelmente homogéneos, os dois grupos são diferentes entre si. A empresa mandou fazer um estudo de mercado, que indicou que a procura de cada um dos 100 clientes que diariamente visitam o parque durante cada um dos dois períodos do dia era dada por Qt = 40 - 0,1 P e Qn = 20 - 0,05 P, consoante o cliente frequentasse o parque durante a tarde ou a noite, respectivamente. Qt e Qn indicam, respectivamente o número de entradas em diversões de cada cliente, e P o preço (em escudos) que é cobrado por cada entrada numa diversão.

Os custos do parque são os seguintes. O investimento na compra das diversões foi 350 mil contos. Este montante foi parcialmente financiado por um empréstimo bancário e os juros respectivos importam em 10 mil contos por ano. A empresa concessionária paga ainda uma renda anual de 20 mil contos pelo aluguer do terreno onde o parque está instalado. Para além destes custos, o parque tem que suportar os custos dos salários, energia e manutenção no valor de 100 contos durante cada um dos 200 dias do ano em que o parque está aberto. Finalmente, o custo de admitir um cliente adicional numa das diversões existentes é praticamente nulo.

A administração do parque recebeu a notícia de que o proprietário do terreno decidiu aumentar a renda em 50%. A administração reuniu-se para discutir o que fazer, tendo sido discutidas as seguintes opções:

i) Subir o preço de forma a repercutir o aumento de custos.

ii) Explorar as diferenças entre os clientes da tarde e da noite cobrando preços diferentes nos dois períodos.

iii) Cobrar também um bilhete de entrada no parque e não apenas um bilhete para a entrada em cada diversão.

No fim da reunião a administração decidiu que necessitava do conselho de um especialista. Comente individualmente cada uma das propostas discutidas, e que recomende uma estratégia de preços para o futuro.

A sua resposta a esta questão deve incluir:

a) a determinação da procura total que o parque enfrenta diariamente.

b) a determinação do preço que maximiza o lucro se a empresa mantiver a prática de preços actual (um preço único por cada entrada numa diversão).

c) a discussão individual e sequencial das três opções i), ii) e iii) e a consequente recomendação de uma estratégia de preços para o futuro.


HTML check