José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > 16. Interacção estratégica > Transformar um jogo não repetido em repetido
 

Transformar um jogo não repetido em repetido

Algumas companhias de seguros a operar na área dos seguros multiriscos-habitação começaram a oferecer serviços de pequenas reparações ao domicílio.
Algumas companhias de seguros a operar na área dos seguros multiriscos-habitação começaram a oferecer serviços de pequenas reparações ao domicílio. O serviço não é normalmente prestado pela própria seguradora, mas antes por empresas por elas subcontratadas. Qual será a vantagem da seguradora, que a leva a oferecer este serviço?

Em primeiro lugar, uma boa parte do custo destas pequenas reparações para o cliente está na identificação de uma empresa que seja capaz de prestar o serviço de forma fiável. A centralização deste serviço de busca de profissionais tem vantagens óbvias. Ao contrário de cada cliente individual que necessita deste tipo de serviços, no máximo algumas vezes no ano, uma central de prestação de serviços usa serviços de profissionais todos os dias e pode assim manter uma carteira de meia dúzia de electricistas, meia dúzia de canalizadores, etc., que respondam às suas solicitações. Dado que a central de serviços tem interacções frequentes com cada um deles, o incentivo para que eles prestem um serviço satisfatório é obviamente maior do que quando o profissional está a tratar directamente com o cliente final, que provavelmente não vai voltar a necessitar dos seus serviços nos tempos mais próximos.

Este efeito é claro, mas não traria vantagens à seguradora. Qualquer empresa que se organizasse enquanto central de prestação de serviços beneficiaria do efeito da interacção repetida e poderia prestar um serviço com garantia ao cliente final. A questão é que não é fácil comunicar esse facto ao cliente de forma credível. Uma seguradora tem uma reputação a manter junto dos seus clientes, o que não acontece com uma central de prestação de serviços independente. A vantagem da seguradora é que este serviço é suficientemente pouco importante, para que ela não possa correr o risco de deixar um serviço mal prestado estragar a sua reputação junto dos clientes. Este facto torna credível a garantia de que o serviço vai ser bem executado.


HTML check