José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > 18. Decisões estratégicas > Excesso de capacidade
 

Excesso de capacidade

É possível que uma empresa instale capacidade com o objectivo de deter a entrada? É possível que, uma vez instalada, essa capacidade não seja usada se a entrada não vier a ocorrer?
Interpretado como um modelo de concorrência entre uma empresa instalada (o líder) e um potencial entrante (o seguidor), o modelo de Stackelberg (ver http://josemata.org/ee/17/stackelberg/) diz-nos que um monopolista que tome decisões exclusivamente baseadas na maximização do seu lucro e ignorando a ameaça da entrada de novas empresas pode estar a agir de forma óptima do ponto de vista da prevenção da entrada dessas novas empresas. Ou seja, se a entrada não for viável neste modelo, este resultado não se deve necessariamente à acção estratégica da empresa instalada, antes resulta de um comportamento ``inocente'' de maximização do lucro em monopólio de uma empresa que teve a ``sorte'' de ser a primeira a decidir.

Do ponto de vista da análise estratégica, o que é mais interessante é saber se a empresa 1 alguma vez poderá instalar capacidade excessiva relativamente ao nível óptimo de capacidade em monopólio e, se isto puder acontecer, se a empresa instalada poderá deixar essa capacidade por utilizar se a entrada não ocorrer.

A Figura 1 permite responder a estas questões. Admitamos que a empresa 1 considera a possibilidade de instalar uma capacidade $ \overline{k}$, superior à capacidade $ Q_M$, com o propósito de evitar a entrada da empresa 2. Será racional este procedimento? A resposta depende da quantidade $ Q_2$ ser ou não rentável do ponto de vista da empresa 2. Se a quantidade $ Q_2$ proporcionar um lucro positivo à empresa 2, ela entrará no mercado e a empresa 1 ficará pior do que se tivesse apenas instalado a capacidade $ Q_M$. No ponto $ E$, correspondente ao equilíbrio se a entrada ocorrer, a empresa 1 tem um lucro inferior (está numa curva de isolucro mais afastada do eixo horizontal do que no ponto $ S$ correspondente ao equilíbrio de Stackelberg). Contudo, se a quantidade $ Q_2$ não for rentável e a entrada for evitada, o equilíbrio será no ponto $ N$, com um lucro que é claramente superior ao lucro da empresa 1 no equilíbrio de Stackelberg. Por conseguinte, a resposta à primeira questão é afirmativa. As empresas instaladas podem ter interesse em instalar uma capacidade superior à que instalariam com o objectivo de evitar novas entradas.

Figura: Excesso de capacidade com concorrência em quantidades
\begin{figure}\par\vskip.125in
\par\beginpicture
\scriptsize\setcoordinatesystem...
...r\put{\beginpicture
\par\endpicture} at 0 0
\par\endpicture
\par\par\end{figure}

Quanto à segunda questão, no contexto deste modelo, a resposta é negativa. Uma vez tendo investido em capacidade adicional, mesmo que a entrada não venha a ocorrer, as empresas instaladas não deixarão de utilizar toda essa capacidade. (A resposta a esta segunda questão, contudo, pode não ser verdadeira no caso da procura não ser linear.)


HTML check