José Mata Economia da Empresa
Economia da Empresa > Apêndices > Rede de distribuição da Mercedes
 

Rede de distribuição da Mercedes

Em face do fim da distribuição exclusiva de automóveis na Europa, a Mercedes começou a denunciar os seus contratos de distribuição.
No final do ano 2000 a Mercedes-Benz preparava-se para enfrentar o fim o regime de concessionários exclusivos na distribuição de automóveis na Europa, anunciado para Setembro de 2002. Em carta que escreveu aos seus concessionários no Reino Unido, a Mercedes inglesa denunciava os seus contratos de distribuição a partir do final do ano de 2001, e anunciava os seus planos para substituir a sua rede de 156 concessionários por 35 "áreas de mercado" sob controlo directo da marca.

Estas novas "área de mercado" englobariam vendas e serviço, e seriam parcial ou totalmente detidas pela marca. A maioria dos actuais concessionários seria limitada ao serviço pós-venda e venda de usados, o que terá levado a que estes tenham decidido colocar o fabricante de automóveis em tribunal por alegada quebra de contrato, e a situação tenha vindo parar à imprensa. Planos semelhantes eram conhecidos também na Alemanha.

fonte: Financial Times, 22/03/2001

UK dealers to sue Mercedes over retail network changes
A notícia do Financial Times dá conta desta situação e da reacção dos distribuidores no Reino Unido.

HTML check