Economia da Empresa ensina como a Economia pode ser usada nas decisões empresariais. A apresentação das matérias está recheada de exemplos, muitos dos quais retirados da realidade portuguesa, que mostram como a teoria económica pode ser aplicada à análise de questões da vida real das empresas.
O texto está escrito num estilo acessível a audiências muito diversificadas. Os argumentos são expostos verbalmente com o apoio de gráficos, de forma acessível a leitores sem preparação matemática. Os principais resultados são também deduzidos algebricamente, em partes que estão claramente identificadas e que podem ser omitidas sem perda de continuidade.
O livro pode ser útil a leitores com diferentes graus de conhecimentos de Economia. Começando nos conceitos mais básicos, indispensáveis para quem não tenha conhecimentos prévios de Economia, o livro acaba por abordar questões que são normalmente tratadas apenas em disciplinas avançadas.
A obra está organizada de forma a facilitar a aprendizagem. Todos os capítulos se iniciam com a identificação dos objectivos pedagógicos e conceitos-chave, terminando com um resumo das ideias principais, referências bibliográficas complementares e um conjunto de exercícios e questões de revisão.
José Mata,
Economia da Empresa,
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2000,
xxii+598 páginas, ISBN 972-31-0901-8
Ilustração da capa: "Máquina de Escrever" de Amadeo de Sousa-Cardoso,
Colecção do CAMJAP/FCG